banner-cuidados-alimentacao

Hemorroidas e cuidados na alimentação​

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que são hemorroidas?

As hemorroidas são veias localizadas na região do ânus e encontram-se presentes na anatomia de todas as pessoas. Quando estas veias são submetidas a uma elevada pressão, podem inflamar e exteriorizar-se (prolapso) no interior ou no exterior do canal anal[1].

A doença hemorroidária surge assim associada a alguns fatores de risco, nomeadamente[2]:

• elevada pressão nas veias hemorroidárias;

• fatores hormonais (gravidez e parto);

• obstipação;

• excesso de peso;

• envelhecimento dos tecidos;

• estilo de vida sedentário.

No entanto, uma das principais causas que provocam doença hemorroidária é a obstipação e o consequente esforço realizado durante a defecação, que sobrecarrega as veias hemorroidárias[3].

Por outro lado, a ingestão excessiva de alimentos picantes e de álcool pode agravar os sintomas e provocar o aparecimento de hemorroidas[4].

Neste sentido, e uma vez que a obstipação é considerada a principal causa de aparecimento e de agravamento das hemorroidas, é fundamental a adoção de uma dieta saudável e adaptada à doença.

A ingestão excessiva de alimentos picantes e de álcool pode agravar os sintomas e provocar o aparecimento de hemorroidas[4].

Os alimentos mais recomendados na doença hemorroidária são os que promovem o bom funcionamento do trânsito intestinal e previnem a obstipação. Estes ajudam a amolecer as fezes e facilitam a defecação. Assim, é recomendada a ingestão de bastante água e de[2,5]:
As fibras são consideradas essenciais para o funcionamento do sistema digestivo, em particular do trânsito intestinal. Promovem a fluidez das fezes e reduzem o esforço na defecação[6]. Estas podem ser encontradas em legumes, frutas e cereais integrais[5].

Por provocarem irritação no intestino e agravamento dos sintomas das hemorroidas, há alguns alimentos que devem ser evitados, nomeadamente:

Álcool

Alimentos demasiado condimentados e picantes (pimentas)

Os alimentos mais condimentados e picantes podem, por exemplo, ser substituídos por ervas aromáticas.

Adicionalmente, é importante que a vontade de defecar não seja contida, para evitar que as fezes endureçam e seja necessário fazer demasiado esforço na defecação[2]. A prática de exercício físico e o facto de não se permanecer demasiado tempo na posição sentada ativam a circulação sanguínea e ajudam na prevenção e no tratamento da doença hemorroidária[5]. A alimentação e a adoção de um estilo de vida saudável são, assim, consideradas fortes aliados na prevenção e no tratamento das hemorroidas.

Evite esforço a mais na evacuação

Pratique exercício Físico e mantenha-se ativo

Mantenha uma alimentação saudável

FONTES

1- Kaidar-Person, O., Person, B., Wexner, S. D. (2007, jan, 01) APA citation. Hemorrhoidal Disease: A Comprehensive Review. Retrieved from www.journalacs.org/article/S1072-7515(06)01365-2/fulltext
2 – Salgueiro, P., Caetano A.C., Oliveira, A.M., Rosa, B., Mascarenhas-Saraiva, M., Ministro, P., Amaro, P., Godinho, R., Coelho, R., Gaio, R., Fernandes, S., Fernandes, V., Castro-Poças, F. (2020) APA citation. Portuguese Society of Gastroenterology Consensus on the Diagnosis and Management of Hemorrhoidal Disease. Retrieved from www.karger.com/Article/Abstract/502260
3 – National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (2016, oct) APA citation. Eating, Diet, & Nutrition for Hemorrhoids. What should I eat if I have hemorrhoids? Retrieved from www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/ hemorrhoids/eating-diet-nutrition
4 – Lohsiriwat, V. (2015, aug, 21) APA citation. Treatment of hemorrhoids: A coloproctologist’s view. Retrieved from www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4541377
5 – Wax, E., (2018, jul, 07) APA citation. High-fiber foods. Retrieved from https://medlineplus.gov/ency/patientinstructions/000193.htm
6 – Sun, Z., Migaly, J. (2016, mar, 29) APA citation. Review of Hemorrhoid Disease: Presentation and Management. Retrieved from www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4755769

Teste o seu conhecimento

“Pessoas com doença hemorroidária não devem praticar exercício físico?”

FALSO
VERDADEIRO

Acertou

“Pessoas com doença hemorroidária não devem praticar exercício físico?”

Falso. A par de uma alimentação saudável e rica em fibras, a prática de exercício físico regular é benéfica para o seu sistema digestivo e ajuda a prevenir o desenvolvimento das hemorroidas.

Falhou

“Pessoas com doença hemorroidária não devem praticar exercício físico?”

Falso. A par de uma alimentação saudável e rica em fibras, a prática de exercício físico regular é benéfica para o seu sistema digestivo e ajuda a prevenir o desenvolvimento das hemorroidas.