banner@2x

Hemorroidas: formas de diminuir a sintomatologia

Facebook
Twitter
LinkedIn
A doença hemorroidária, dependendo do grau e do tipo, pode provocar diferentes sintomas nos doentes. Normalmente, as hemorroidas internas apresentam menor sintomatologia associada, no entanto, as hemorroidas externas tendem a provocar sintomas de dor, em especial, se estas se encontrarem inflamadas[1].

Como aliviar os sintomas de hemorroidas?

A sintomatologia de dor associada à doença hemorroidária pode ser atenuada através de algumas medidas que envolvem tratamento clínico, medicação oral e local[2], assim como tratamentos naturais realizados em casa[3].

No entanto, antes de iniciar algum tratamento, é essencial que se aconselhe junto de um profissional de saúde como o seu médico ou farmacêutico.

Os banhos de assento podem ser utilizados para alívio do desconforto e da dor das hemorroidas[1]. Consistem na colocação de água morna num reservatório ou bidé e na permanência sentada no mesmo durante alguns minutos.
O papel higiénico pode irritar a superfície da pele das hemorroidas, pelo que deve ser evitado. Em alternativa, poderão ser utilizados toalhetes húmidos, sem álcool ou perfumes, para não agredir as hemorroidas[4].

Usar roupa de algodão respirável permite manter a pele da região anal mais limpa e seca.

Aplicar na região anal compressas frias, ou gelo envolvido em pano ou papel, pode ajudar no alívio da dor[4].
Sempre que surgir vontade de defecar, a mesma não deve ser contida, de modo a que as fezes não fiquem endurecidas no interior do intestino e seja necessário realizar demasiada pressão ao defecar[3].
Fazer uma alimentação rica em fibras (cereais integrais, frutas cruas e legumes de folha verde) e aumentar a ingestão de água[1].

Em caso de necessidade, o médico pode receitar medicamentos orais com dois objetivos[2]:

1) Reduzir a inflamação das veias hemorroidárias, combatendo a crise e prevenindo as recorrências (como por exemplo, venoativos);

2) Também podem ser usados medicamentos tópicos de aplicação local para diminuir a dor e o desconforto das veias hemorroidárias.

A dor e o desconforto causados pela doença hemorroidária podem ser aliviados através de algumas medidas, no entanto, é essencial consultar um profissional de saúde especializado que possa realizar um diagnóstico.

FONTES

1- Kaidar-Person, O., Person, B., Wexner, S. D. (2007, jan, 01) APA citation. Hemorrhoidal Disease: A Comprehensive Review. Retrieved from www.journalacs.org/article/S1072-7515(06)01365-2/fulltext
2 – Lohsiriwat, V. (2012, may, 7) APA citation Hemorrhoids: From basic pathophysiology to clinical management. Retrieved from www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3342598
3 – Salgueiro, P., Caetano A.C., Oliveira, A.M., Rosa, B., Mascarenhas-Saraiva, M., Ministro, P., Amaro, P., Godinho, R., Coelho, R., Gaio, R., Fernandes, S., Fernandes, V., Castro-Poças, F. (2020) APA citation. Portuguese Society of Gastroenterology Consensus on the Diagnosis and Management of Hemorrhoidal Disease. Retrieved from www.karger.com/Article/Abstract/502260
4 – Felman, A. (2017, nov, 23) APA citation. What to know about hemorrhoids. Retrieved from www.medicalnewstoday.com/articles/73938#_noHeaderPrefixedContent

Teste o seu conhecimento

“Se tiver uma alimentação equilibrada não terei hemorroidas?”

FALSO
VERDADEIRO

Acertou

“Se tiver uma alimentação equilibrada não terei hemorroidas?”

Falso. A alimentação é apenas um dos fatores que pode impactar as hemorroidas. Mesmo com uma alimentação equilibrada, é necessário ter em conta que há outros fatores de risco, como a hereditariedade, gravidez e parto, obesidade ou obstipação.

Falhou

“Se tiver uma alimentação equilibrada não terei hemorroidas?”

Falso. A alimentação é apenas um dos fatores que pode impactar as hemorroidas. Mesmo com uma alimentação equilibrada, é necessário ter em conta que há outros fatores de risco, como a hereditariedade, gravidez e parto, obesidade ou obstipação.