As hemorroidas são vasos sanguíneos localizados ao redor do canal anal de todas as pessoas. No entanto, quando dilatadas, podem provocar comichão, dor, perdas de sangue e exteriorização, tratando-se assim de doença hemorroidária.
As hemorroidas podem ser internas (desenvolvem-se no interior do ânus) e externas (desenvolvem-se ao redor do ânus). Podem ainda ser mistas, quando apresentam características de hemorroidas internas e externas.
As hemorroidas internas podem ser classificadas em quatro graus:
Grau I – hemorroidas que não são exteriorizadas;
Grau II - hemorroidas que são exteriorizadas, mas retornam naturalmente;
Grau III – hemorroidas que são exteriorizadas, com necessidade de retorno manual;
Grau IV - hemorroidas que são exteriorizadas de forma permanente, não sendo possível proceder ao seu retorno.
Nas principais causas de hemorroidas encontra-se o aumento de pressão nas veias do reto. Tal situação pode ocorrer devido a gravidez e parto, a demasiado esforço (levantar pesos), longo período passado na posição sentada, ou obstipação.
Existem alguns fatores podem contribuir para o aparecimento da doença hemorroidária ou para o agravamento da mesma, nomeadamente:
• demasiada pressão nas veias retais;
• envelhecimento;
• obstipação ou excesso de peso;
• fatores hormonais (gravidez e parto);
• hereditariedade;
• demasiado esforço durante a evacuação intestinal;
• ingestão excessiva de alimentos picantes e de álcool
Muito embora não exista uma idade definida para o desenvolvimento desta doença, estima-se que metade dos adultos com cerca de 45 anos tenham desenvolvido sintomas de doença hemorroidária (Journal of the American College of Surgeons). As hemorroidas afetam tanto homens como mulheres.
Os sintomas mais frequentes de hemorroidas podem ser identificados por dor e desconforto na região anal, prurido, inchaço na área anal, protuberâncias em torno da região anal, obstipação, hemorragias e exteriorização de veias hemorroidas. É importante consultar um médico especialista de forma a fazer um diagnóstico qualificado e receber um tratamento indicado à sua situação clínica.
O melhor tratamento para as hemorroidas é a prevenção, através de alterações na alimentação e estilo de vida.
Pode tratar naturalmente as hemorroidas através da alimentação, da inclusão de fibras e de bastante água. Deve evitar ingerir cafeína ou alimentos picantes, uma vez que agravam os sintomas de hemorroidas. Deve ainda evitar conter sempre que surgir necessidade ir à casa de banho.
Leia também
30 Abril, 2021
30 Abril, 2021
30 Abril, 2021
30 Abril, 2021